notify@childrensermons.com

Caim e Abel

Post 42 of 525

Texto: Gênesis 4:3-12; Hebreus 11:4
Sheep
Material: uma imagem de ovelhas

Resumo: A história de Caim e Abel demonstra que Deus exige sacrifícios e como devemos responder a isso.

Hoje quero contar a vocês sobre a história de Caim e Abel. Ela faz parte de Gênesis, o primeiro evangelho da Bíblia. Caim era o irmão mais velho. Ele era um fazendeiro ou agricultor (alguém que prepara a terra). Abel era o irmão mais novo. Ele era um pastor. A Bíblia diz que Caim trouxe uma oferenda de frutas. Talvez elas fossem as melhores frutas que Caim havia cultivado. Ele provavelmente estava muito orgulhoso de seu trabalho para cultivá-las, e as considerou dignas de serem oferecidas como sacrifício. Abel trouxe uma ovelha para o sacrifício. Ele também criou a ovelha com seu trabalho no campo.

Deus exige que para ser considerado um sacrifício a ovelha ou animal precisa perder a vida. Desde então Deus estava dando um exemplo de como seria o maior sacrifício de todos:  Jesus, o Cordeiro de Deus, e seu sacrifício na cruz.

Como aprendemos depois em Levítico 17:11:  Pois a vida da carne está no sangue, e eu o dei a vocês para fazerem propiciação por si mesmos no altar; é o sangue que faz propiciação pela vida. Deus estava nos mostrando que devido aos nossos pecados foi cobrado um preço extremamente alto para voltarmos a ter um bom relacionamento com Ele. Uma vida precisou ser sacrificada.

Agora, a maneira com que respondemos às ordens de Deus é chamada obediência. Ao obedecermos a Deus, mostramos que podemos ser chamados de seus filhos, assim como Abel. O irmão mais novo era “justo” porque ele obedecia a Deus. Quando desobedecemos a Deus causamos muita dor Nele e em nós mesmos. Essa dor é o pecado com o qual continuamos a conviver quando não seguimos as regras, assim como Caim. Quando não obedecemos nossos pais, geralmente temos problemas. Esse problema geralmente é seguido por algum tipo de medida disciplinar, como umas palmadas, por exemplo. E isso dói muito.

Caim não obedecia a Deus e por isso teve problemas. Ele ficou bravo porque sua oferenda de sacrifício não foi aceita, mas a de Abel foi. Ele ficou tão bravo que matou seu próprio irmão. Deus o puniu enviando-o à terra de Nod, isto é, condenando-o a vagar eternamente pela terra. Deus o amaldiçoou e fez com que fosse difícil para ele plantar qualquer coisa. Foi muito doloroso para Caim viver com isso.

Em Hebreus 11:4 lê-se: Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala. A morte de Abel foi terrível, mas com ela pudemos ver que Deus julgou o sacrifício do cordeiro aceitável para compensar nossos pecados.

Vocês podem mostrar que amam e obedecem a Deus obedecendo a seus pais (Efésios 6:1). Hoje, quando eles falarem para vocês fazerem algo, lembrem-se de que se obedecerem estarão obedecendo a Deus. Se obedecerem a Deus, mostrarão que podem ser chamados de filhos de Deus, assim como Abel. Mas se não obedecerem a Deus ou aos seus pais, então vocês terão problemas e causarão muita dor, assim como Caim.

©1997 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

 

This article was written by Jim

Menu