notify@childrensermons.com

Arco-íris e Promessa

Post 148 of 525

E, no décimo dia do sétimo mês, a arca pousou nas montanhas de Ararate. – Gênesis 8:4

Texto: Gênesis 8

Resumo: Deus prometeu nunca destruir a terra com água novamente. Ele deu-nos o arco-íris para lembrar-nos de Sua promessa. Nós devemos manter nossas promessas assim como Deus mantém as Dele.

Deus pousou a arca nas montanhas no mesmo dia que mais tarde se tornou a Páscoa (festa dos primeiros frutos). Foi o início de um novo mundo e de uma nova vida. O mundo havia sido devastado pelo grande dilúvio.

Mission Noah

Art courtesy of Mission Noah

Noé e sua família saíram da arca para um novo mundo. Noé construiu um altar para o Senhor e Lhe deu oferendas em sacrifício. A maioria das pessoas amaldiçoaria Deus se Ele destruísse tudo, mas Noé era grato a Deus por poupar tanto ele como sua família.

A Bíblia diz que Deus percebeu que o homem deveria continuar a ser pecador, então ele decidiu nunca amaldiçoar a terra por culpa do homem e nunca mais destruir todos os seres vivos como ele tinha feito com o dilúvio. Assim Deus prometeu nunca destruir a terra com um dilúvio novamente. Quando Deus faz uma promessa, ele a cumpre. Como sinal de sua promessa, ele colocaria um arco-íris no céu sempre que chovesse.

Vocês alguma vez já fizeram uma promessa? Vocês cumpriram suas promessas? Com as pessoas, nós acabamos esquecendo o que prometemos ou quebramos nossas promessas. Se vocês dizem a alguém que farão alguma coisa, vocês devem manter a sua palavra. Isso é chamado de integridade. Um cristão deve ser capaz de manter sua palavra de honra.

O sinal de Deus de que ele se lembraria de sua promessa foi o arco-íris. Você já viu um arco-íris? Ele é feito de luz. Na verdade, ele é feito das sete cores da luz. Isso apenas ocorre quando chove. A luz do sol brilha através da chuva, fazendo com que a luz se divida (ou refrate) e que seja refletida pela chuva. A chuva funciona como um prisma, dividindo a luz branca nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo (azul escuro) e violeta (roxo). Elas sempre ficam na mesma ordem, porque a frequência vai da menor para a maior. Sempre é formado um arco. Isso parece com algo feito por Deus? Sim, é muito organizado e confiável, assim como Deus. Jesus é como o arco-íris para nós: quando Deus vê a nós e a nossos pecados, ele nos vê através de Jesus, que disse: Eu sou a luz do mundo (João 8:12). Deus não vê nossos pecados devido ao sacrifício que Jesus fez por nós na cruz.

Algumas pessoas pensam que a história do dilúvio é um mito, que foi algo inventado. Como sabemos que é verdadeira? A Bíblia fala muitas vezes sobre o dilúvio e a palavra de Deus é verdadeira. Mesmo o nosso Senhor Jesus falou bastante sobre o dilúvio quando falou sobre o seu retorno à terra. Em Mateus 24:37-39, Jesus disse:

Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem. Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem.

Vamos estar prontos para quando Jesus retornar. Não perca o barco!

©1997 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu