notify@childrensermons.com

O Grande Dilúvio

Post 149 of 525
The Invitation by Tom duBois

The Invitation (O Convite) por Tom duBois, cortesia fornecida pela Christ-Centered Art.

Citação: Se Noé tivesse sido realmente sábio, ele teria esmagado aquelas duas moscas. – Helen Castle

Texto: Gênesis 6:14-22; Gênesis 7

Material: The Invitation (O Convite) por Tom duBois, cortesia fornecida pela Christ-Centered Art.

Resumo: Deus deu instruções detalhadas para construir a arca e Noé o obedeceu. O dilúvio cobriu toda a terra e a destruiu. Noé e sua família foram salvos.

Em O Plano de Deus para nos Salvar aprendemos que Noé era bom. Deus ia salvar ele e sua família do dilúvio que destruiria o mundo ruim. O plano de Deus era que Noé construísse uma grande embarcação que comportasse todos os diferentes tipos de animais. Aproximadamente 75.000 animais precisariam ficar na arca. Será que ela poderia comportar tantos animais assim? Será que Noé poderia construir um barco como esse?

Deus deu a Noé uma vantagem inicial. Ele disse a Noé, quando este tinha 480 anos, que o juízo chegaria 120 anos mais tarde. Quando Noé tinha 500 anos, ele começou a ter filhos: três filhos. Então a “Companhia de Construção Noé & Filhos” iniciou sua tarefa de construir a arca. Ninguém tinha visto muita chuva antes. Havia um pouco de névoa na terra e diariamente surgia o orvalho, não mais que isso. Eles riram de Noé e sua arca. Algumas vezes as pessoas podem rir dos cristãos por fazerem a coisa certa, mas o importante é que Noé obedeceu a Deus. Nós também devemos obedecer a Deus, independente do que as outras pessoas pensam.

Deus disse a Noé exatamente como construir a arca: ela teria aproximadamente 137 metros de comprimento, 23 metros de largura e 14 metros de altura. Teria três andares e uma janela para entrar ar. E apenas uma porta. Através daquela porta entrariam aqueles que seriam salvos. Todos os que ficassem para trás morreriam. Jesus é como essa porta para nós. Em João 10:9, Jesus disse: Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo.

É aqui que a maioria fica para trás. Eles acham que se simplesmente acreditarem em Deus, de algum jeito, já é bom o suficiente. Existem muitas religiões falsas no mundo, mas apenas um Cristo. Algumas pessoas acham que, se forem à igreja, Deus irá aceitá-los no céu. Ir à igreja pode torná-lo um frequentador da igreja, mas você precisa ter Jesus no coração para ser um cristão!
O comprimento da arca era seis vezes maior do que sua largura. Isso a tornava muito estável na água. Se uma onda muito grande tentasse virá-la de cabeça para baixo, ela iria se endireitar. A tendência da arca seria posicionar-se para enfrentar as ondas. Mesmo ventos três vezes mais fortes que um furacão não fariam com que ela virasse. A arca não tinha um leme para manobrá-la. Ela tinha apenas que flutuar. Deus era o capitão. Vocês acham difícil passar o comando para Deus? Finjam que vocês estão na arca, que não podem se agarrar a nada a não ser Deus.

A arca tinha espaço para 750 vagões de carga. Caberiam ali facilmente 180.000 ovelhas. Havia espaço para todos os animais, e feno e milho para alimentá-los. A maioria dos animais dormiria e hibernaria durante a viagem turbulenta. Mas como Noé fez com que todos eles subissem na arca? Deus levou os animais à arca de forma sobrenatural. Ele os trouxe para dentro a fim de salvá-los do dilúvio.

Como Noé tinha certeza de que choveria? Será que ele lavou o carro naquele dia? Não. Deus disse a ele em Gênesis 7:4 Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites… Então Noé construiu a arca e sua família entrou nela sete dias antes do dilúvio, quando ele tinha 600 anos de idade. Deus colocou os animais dentro dela e o Senhor fechou a porta (verso 16). Deus sempre usou o número 40 para indicar um período de provação. Moisés passou 40 anos no deserto antes de Deus aparecer para ele na sarça ardente. Os filhos de Israel vagaram pelo deserto por 40 anos antes de chegarem à Terra Prometida. Jesus passou 40 dias no deserto sendo tentado e 40 dias depois da ressurreição provando que ele havia voltado à vida antes de subir aos céus.

O dilúvio foi o desastre mais terrível já registrado na história. A terra toda foi coberta por água e não houve sobreviventes, a não ser os que estavam na arca. Nesse mesmo dia as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se abriram (Gênesis 7:11). Noé e os animais certamente estavam assustados. Grandes terremotos lançavam cinzas ao ar, alto, e choveu como nunca havia acontecido antes. Mesmo as águas sob a terra vieram à superfície. A água subiu a uma altura que cobriu as montanhas. O nível da água subiu e a arca flutuou por 150 dias, ou cinco meses.

Mesmo quando ela veio a parar nas montanhas de Ararate, não era seguro para Noé sair da arca. Ele obedeceu a Deus e ficou na arca até completar 375 dias depois da chuva ter começado, ou mais de um ano na arca. Deus sempre sabe como nos manter seguros e nos dirá o que fazer.

©1997 by Jim Kerlin. All rights reserved.

This article was written by Jim

Menu