notify@childrensermons.com

Bad Boy (Filho Pródigo)

Post 184 of 525

Piada: Toda criança sabe que o único propósito do nome do meio é para saber quando ela está encrencada.

Texto: Lucas15:11-32

Material: um pôster do retorno do Filho Pródigo

Resumo: Mesmo quando nós somos maus, Deus nos ama e espera que peçamos Seu perdão e voltemos para casa.

Vocês já foram garotos maus ou garotas más? Como vocês sabiam que estavam sendo maus? Os seus pais os castigaram? Jesus contou uma parábola sobre um garoto mau. Ela ficou registrada em Lucas15:11-32.E o que aconteceu na história foi isto:

Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo queria que o pai lhe desse a metade da herança que lhe era de direito. O pai lhe deu a herança, mas o filho mais novo saiu de casa e viajou para uma região distante e gastou o dinheiro com uma vida extravagante, cheia de festas. Quando ele havia gastado todo seu dinheiro, nenhuma das colheitas crescia na terra por causa de uma grande fome. O filho mais novo não tinha nada para comer, então ele foi trabalhar como servo para uma das pessoas dali. Ele tinha um trabalho muito humilde: alimentar os porcos. Ele mal ganhava dinheiro suficiente para comer. Caindo em si, ele percebeu que mesmo os servos do pai dele tinham comida de sobra e estavam em uma situação melhor do que a dele. Ele decidiu retornar para casa e pedir pelo perdão de seu pai, esperando que fosse contratado apenas como um servo. Mas ao retornar, seu pai repleto de amor já estava esperando que ele retornasse e o viu mesmo estando ainda longe. O pai correu ao encontro do filho e o abraçou.

O filho lhe disse: “Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho”.

Mas o pai, ao ouvir essas palavras, transformou o filho no que ele era antes de partir. O pai lhe deu a melhor roupa, um anel que significava sua autoridade como filho e colocou novos sapatos em seus pés. Então ele preparou um banquete e teve uma grande festa. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado. Enquanto isso, o filho mais novo trabalhava no campo e ouviu a comoção que havia dentro da casa. Ele ficou muito bravo quando descobriu o que estava acontecendo. Ele sempre tinha obedecido o pai e nunca havia recebido nem uma festa pequena com seus amigos. Mas o pai disse a ele, Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. Ele disse ao filho mais velho que deveriam celebrar porque o filho mais novo havia mudado seu jeito de ser, ele foi perdoado e voltou à vida.

Essa é uma das parábolas mais conhecidas de Jesus e se chama O Filho Pródigo. Eu acho que um título melhor seria Nosso Pai Amoroso porque o resultado final da história depende de como o pai reage ao retorno de seu filho desgarrado. O pai podia ter se recusado a sequer olhar para seu filho novamente depois que ele saiu de casa e jogou fora sua herança. Quando o filho retornou, o pai poderia tê-lo contratado como um servo pelo resto da vida para que ele aprendesse a lição. Em vez disso, vemos um pai amoroso que espera o filho cair em si, perceber seus erros e voltar para casa.

Todos nós já pecamos ou desobedecemos a Deus. E Deus fica ressentido conosco? Não, ele é piedoso e está disposto a nos perdoar quando nos arrependermos. Ele fica feliz quando voltamos à vida espiritualmente e voltamos ao seu rebanho. Ele ama aqueles que o obedecem também. Ele oferece amor e perdão aos pecadores que buscam perdão. Se nós formos maus, precisamos deixar de agir dessa forma e voltar a seguir a Deus.

©1998 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu