notify@childrensermons.com

Jesus e o Poço

Post 109 of 525

Mensagem em um quadro de avisos de uma igreja: Muitos cristãos não são mais pescadores de homens, eles só cuidam do aquário. (Cortesia de Christian Humour)

Texto: João 4:3-30; Gálatas 3:28

Material: Um copo de água e um balde

Resumo: Jesus encontrou a samaritana perto de um poço. Jesus nos encontra onde quer que estejamos e nos oferece a vida eterna.

[Tome a água do copo e faça aquele “Ahh” que fazemos depois de beber algo refrescante.] A água é uma coisa tão boa quando estamos com sede, não é? O que vocês fazem quando querem beber água? [Escute as respostas.] É, hoje temos água limpa em nossas casas, e também podemos comprar água no mercado quando queremos. Mas sabiam que nem sempre foi assim? Na época dos meus pais (ou avós), eles precisavam construir um poço, cavando um buraco no chão até encontrar água, e ir todo dia até lá com um balde como este [mostre o balde] para pegar água! Até hoje em alguns lugares as pessoas ainda precisam fazer isso. Vocês imaginam como seria ter que sair todo dia para pegar água em um poço para poder beber, cozinhar e tomar banho? Imaginem só o trabalho! Mas houve uma vez em que uma mulher teve sua vida mudada quando foi buscar água. A história de hoje, do Evangelho de João, é sobre essa mulher que encontrou Jesus perto de um poço.

Jesus estava a caminho da terra da Galileia. Seus discípulos provavelmente estavam um pouco nervosos. Jesus decidiu ir direto pela região da Samaria – e os samaritanos não se davam bem com os judeus (veja Vizinho Samaritano). Jesus estava cansado e com sede, então ele se sentou para descansar ao lado do poço de Jacó. Ele enviou seus discípulos para comprar carne na cidade de Sicar, que ficava próxima dali.

Por volta do meio-dia veio uma mulher desacompanhada pegar um pouco de água do poço. A maioria das mulheres ia de manhã bem cedo ou no fim da tarde, quando não era tão quente. Elas iam em grupos, pois era mais seguro e assim podiam conversar com as amigas. Essa mulher provavelmente decidiu ir ao meio-dia para não se encontrar com elas. Ela tinha uma reputação ruim e poucas mulheres conversavam com ela. Então Jesus a surpreendeu pedindo que ela lhe desse um pouco de água para beber.

(Leia João 4:9-15.) Jesus consegue nos encontrar onde quer que estejamos e oferecer o que precisamos. A mulher certamente precisava de água para viver, mas Jesus ofereceu um jeito de ela viver para sempre! Para Jesus não importava que ela fosse uma samaritana, uma mulher ou uma pecadora. Ao olhar para ela Jesus viu uma pessoa criada à imagem e semelhança de Deus. Jesus se importa com todos! Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. – Gálatas 3:28.

Então Jesus lidou com o pecado dela. Ele falou coisas sobre a vida pessoal da mulher que ela não esperava que um estranho soubesse. Ela ficou surpresa por ele conhecê-la tão bem. A mulher tentou mudar de assunto, para um assunto religioso, falando sobre onde fazer adorações a Deus. Ele explicou que o que importa não é ser religioso, é saber quem Ele é. Em vez de mudar de assunto, ele mudou a vida da mulher com o que disse a ela.

[Leia João 4:23,24.] Jesus disse que não importava o lugar em que adorasse a Deus, desde que adorasse o verdadeiro Deus com sinceridade, em espírito e em verdade. E então ele chegou ao ponto que queria. Ele disse a ela algo que não tinha falado para ninguém até então: que ele era o Messias por quem ela esperava. Isso mudou completamente a vida da samaritana. De repente ela percebeu que ele não era um adivinho de Sicar, mas sim o Salvador dos Samaritanos. Ela ficou tão feliz que deixou seu balde de água e foi à cidade contar aos outros sobre seu encontro com Jesus no poço. Muitas pessoas vieram a acreditar em Jesus como o Messias porque ela se importou com eles o suficiente para contar-lhes as boas novas.

Enquanto isso, os discípulos voltaram da cidade. Como de costume, eles não entenderam por que Jesus estava quebrando todas as tradições. Homens não conversavam com mulheres desconhecidas em público. Judeus não conversavam com samaritanos. Homens passavam ensinamentos religiosos apenas a outros homens em público. Mais uma vez, ele estava invertendo o modo de pensar deles. Eles se perguntaram o que Jesus estava fazendo. Enquanto eles estavam ocupados comprando comida para o almoço, a primeira mulher evangelista seguia em direção à Samaria!

Jesus também está esperando por vocês ao lado do poço de suas vidas. Ele está pronto para aceitá-los como vocês são, onde quer que estejam, da maneira que vocês são hoje. Todos nós somos pecadores. Todos precisamos de Jesus em nossas vidas. E ele está pronto para oferecer a vida eterna a todos que o adorarem em espírito e em verdade.

©2002 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu