notify@childrensermons.com

Lázaro, Venha Para Fora

Post 106 of 525

Texto: João 11:1-45

Resumo: Jesus tem o poder de nos ressuscitar. É natural e adequado que soframos quando um ente querido morre.

Dedicatória: Em memória de Pam, nossa vizinha (1959-1998). Amamos você.

Por volta de uma semana atrás uma grande amiga, vizinha nossa, foi chamada de volta à casa do Senhor para ficar ao Seu lado. Ela era uma mulher boa, com apenas 39 anos, que criou bem seus filhos, amou sua família e amigos e da qual sentiremos muita falta. Ela morreu de câncer. Vocês já perderam um ente querido? Vocês imaginam o que acontecerá conosco quando morrermos?

The Raising of Lazarus by Benozzo Gozzoli, 1497.

The Raising of Lazarus (A Ressurreição de Lázaro), de Benozzo Gozzoli, 1497.

Vejamos a história de Lázaro, um amigo de Jesus que estava doente. Ele estava tão doente que todos temiam que ele fosse morrer. As irmãs dele, Marta e Maria, mandaram pedir a Jesus que ele viesse curar Lázaro. Jesus amava Marta e Maria, mas quando ouviu o pedido não correu para ajudar Lázaro. Ele ficou no mesmo lugar por dois dias. Apesar de não entendermos, às vezes quando rezamos Deus pode não nos atender imediatamente ou não responder como gostaríamos. Então Jesus disse para seus seguidores: Lázaro morreu. Em seguida, partiu em uma jornada para uma pequena cidade nos arredores de Jerusalém chamada Betânia. Quando chegou, Lázaro já estava morto tinha quatro dias.

Quando Jesus chegou à cidade, Marta foi ao Seu encontro. Ela estava muito triste. Estava chateada porque Jesus não havia vindo antes, mas mesmo naquele momento ela sabia que Deus faria qualquer coisa que Seu Filho pedisse. Jesus disse: O seu irmão vai ressuscitar. A princípio Marta achou que Jesus se referia à ressurreição de todos os fiéis no fim dos tempos. Ela não fazia ideia de que Jesus tinha vindo para ressuscitar Lázaro naquele mesmo dia.

[Leia João 11:25,26] Depois de ouvir Jesus anunciar que ele tinha poder para trazer as pessoas de volta do mundo dos mortos, Marta respondeu, com fé, com a bela confissão de que Jesus era seu Senhor e Salvador. Ela sabia que ele era o Filho de Deus e que poderia fazer qualquer coisa. Então ela foi chamar Maria, sua irmã. Maria, que estava perto do sepulcro do irmão, correu ao encontro de Jesus. Ela estava muito triste e chorava. Jesus se entristeceu ao ver que todos choravam pela morte de Lázaro. Até mesmo ele começou a chorar, porque ele também amava Lázaro. A Bíblia diz Jesus chorou. (versículo 35, o versículo mais curto de que me lembro de cabeça).

Quando um parente ou um amigo próximo morre, nós sofremos. Isso significa que nossos corações estão se partindo, porque amamos muito aquela pessoa e sentiremos falta dela. Lembramos de todos os bons momentos que passamos com eles e choramos muito. É natural e adequado que choremos quando um ente querido morre. Alguns meninos acham que chorar é coisa de meninas e que é sinal de covardia. Isso não é verdade. Podem ver que até Jesus chorou quando Lázaro morreu. Não há nada de errado em chorar quando alguém morre, porque sabemos que sentiremos falta dessa pessoa.

Maria disse a Jesus que se ele houvesse chegado mais cedo Lázaro não teria morrido. Ela havia visto Jesus curar muitas pessoas e sabia que ele podia ter impedido a morte do irmão. Ela estava brava. Quando alguém que amamos morre, às vezes ficamos bravos e dizemos coisas que não deveríamos para aqueles que amamos. Nós devemos tentar consolar aqueles que estão nessa situação, assim como Jesus fez. Jesus disse para as pessoas removerem a pedra do sepulcro de Lázaro. Maria achou que essa seria uma má ideia, porque o corpo estava se decompondo e estaria cheirando mal depois de ter passado quatro dias ali dentro. Mas Jesus sabia o motivo pelo qual Deus Pai fez com que ele se atrasasse. Era para mostrar aos outros o poder que Jesus tinha sobre a morte. Jesus se ajoelhou e rezou em voz alta, agradecendo a Deus pelo que Ele estava prestes a fazer. Isso foi para que aqueles que estavam presentes pudessem ser testemunhas, não para se mostrar. Mesmo quando você vai ao McDonalds, se fizer uma oração em silêncio, Deus sabe que você está agradecendo, e as pessoas que estiverem ali verão que você é um cristão.

Então Jesus falou em alto e bom tom: Lázaro, venha para fora!

Assim a alma de Lázaro, que estava no céu, foi chamada de volta ao corpo dele e ele ressuscitou. Ele saiu do sepulcro ainda vestindo as faixas com que havia sido enterrado. Todos viram o que aconteceu e ficaram maravilhados! Jesus havia trazido Lázaro de volta do mundo dos mortos! Quando acreditamos que Jesus é nosso Senhor, nossa alma vai para o céu na hora em que morremos e fica esperando a ressurreição do nosso corpo. Um dia Jesus chamará todos os fiéis para se reunirem com seus corpos. Veremos novamente nossos entes queridos e os reconheceremos. Então Jesus nos dará corpos novos que durarão para sempre. Isso nos dá grande esperança. Isso me lembra da canção “Quando ao Céu nós chegarmos, Oh! Que dia de júbilo há de ser!”. Este é um dos maiores milagres de Jesus, provando que ele é o Senhor e que tem poder sobre a morte.

©1998 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

The Raising of Lazarus (A Ressurreição de Lázaro), de Benozzo Gozzoli, 1497, © 2002 National Gallery of Art, Washington DC. Link utilizado com autorização.

http://letras.mus.br/harpa-crista/853771/ (link to the hymn “When we all go to Heaven” in Portuguese)

This article was written by Jim

-->
Menu