notify@childrensermons.com

Zaqueu Se Arrepende

Post 105 of 525

Texto: Lucas 19:1-10

Material: uma imagem de Zaqueu em uma figueira

Resumo: Zaqueu se arrependeu de cobrar impostos dos outros injustamente e devolveu tudo. Ele acreditava em Jesus e foi salvo.

Hoje quero contar a história de Zaqueu. Zaqueu era um grande cobrador de impostos (chefe dos publicanos) que vivia em Jericó. Lembram de Jericó? Aquele lugar em que as muralhas vieram abaixo?  Era uma cidade pequena que ficava em uma rota utilizada para comércio e um dia Jesus passava por ali, a caminho de Jerusalém. Zaqueu era rico, mas ele havia enriquecido cobrando mais impostos das pessoas do que a lei permitia. Ele era desonesto. A maioria das pessoas detestava os cobradores de impostos porque eles trabalhavam para o império romano.

A Bíblia tem algumas histórias com as quais eu realmente posso me identificar. Eu sou baixinho, e Zaqueu era um homem de pequena estatura. Ele era tão baixinho que precisou subir em uma figueira para poder ver por cima da multidão. Quando Jesus passou pela árvore, olhou para cima e viu Zaqueu. O que Jesus fez em seguida foi um choque para todos. Ele disse para Zaqueu descer depressa porque passaria o dia na casa dele. Jesus era criticado por passar tempo com pessoas que tinham má reputação, mas Ele explicou por que se relacionava com essas pessoas. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido. Jesus se preocupa com todo mundo, independente de qual seja a situação atual da pessoa. Ele quer salvar todos de seus pecados.

Zaqueu se tornou um homem realmente mudado depois de seu encontro com Jesus. Ele se arrependeu de tudo o que havia feito de errado e entendeu o que Jesus disse sobre “voltar atrás”  seguindo o caminho do Pai. Então ele prometeu a Jesus que devolveria tudo, de acordo com as leis de Moisés (Levítico 6:5), àqueles que foram cobrados injustamente. Jesus disse que Zaqueu estava perdoado. Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Jesus estava dizendo a Zaqueu que por causa de sua fé ele era agora considerado um homem de Deus. Todos os que buscam Jesus com fé e acreditam Nele serão salvos por essa fé no Senhor. Todos somos pecadores. Não somos melhores do que este cobrador de impostos corrupto de Jericó. E assim como Zaqueu, podemos voltar nosso olhar para Jesus e sermos salvos.

©1998 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

 

This article was written by Jim

-->
Menu