notify@childrensermons.com

A Ilha da Tentação

Post 27 of 525

E não deixai-nos cair em tentação; mas livrai-nos do mal. – Lucas 11:4

Texto: 1 Coríntios 10:13; Hebreus 4:15

Material: uma batata inteira e um saco de batatinha industrializada; creme dental infantil (sabor tutti-frutti)

Resumo: Enfrentaremos muitas tentações durante a vida. Deus nos dá a liberdade de escolher como reagir. Nós podemos resistir às tentações com a ajuda de Deus.

Hoje quero falar com vocês sobre a tentação. Vocês se lembram da história de Eva sendo tentada pela serpente no jardim do Éden? O que significa a palavra tentação? (Escute as respostas.) Deixem-me mostrar a vocês uma das minhas tentações.

Considerem esta batata. (Mostre a batata inteira.) Deus fez a batata e ela é um alimento saudável. Você pode cozinhar e comer, com casca e tudo. A casca é cheia de vitaminas que fazem bem para vocês. Se tirarmos essa casca rica em vitaminas, fatiarmos, fritarmos no óleo e colocarmos um pouco de sal, teremos batatas fritas. (Mostre o saco de batatinha.) Comer muita batata frita fará com que você engorde e entupirá suas artérias. Isso não é muito saudável. Quando dada a escolha entre batata frita e batata cozida, a cozida é a opção mais saudável. Mas como a batata frita é tão gostosa, é muito tentadora.

Sabemos que é melhor evitar coisas que nos façam mal. Os pecados nos fazem mal, mas às vezes não é fácil ver os pecados pelo que eles realmente são. Assim como o fruto proibido que Eva estava tentada a comer, os pecados podem parecer “agradáveis” e podem satisfazer nossos desejos, mas não são bons para nós. A Bíblia diz que quando formos tentados Deus nos dará uma maneira de escapar. Nós podemos escolher não ceder à tentação. (Leia 1 Coríntios 10:13, abaixo.)

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

Vejam só este tubo de pasta de dente. (Mostre o tubo.) A maioria das pastas de dente tem gosto ruim. Então podemos acabar deixando de escovar os dentes apesar de sabermos que é a coisa certa a fazer. Se nossas mães nos derem essa pasta de dente sabor tutti frutti, vamos gostar mais do sabor, então ficará mais fácil de querermos escovar os dentes. Elas nos dão uma forma de escapar daquele gosto ruim e de fazer a coisa certa (escovar os dentes). Da mesma forma, se pedirmos a ajuda de Deus, Ele nos ajudará a escapar da tentação e fazer a coisa certa.

Jesus é o exemplo de como devemos resistir à tentação. (Leia Hebreus 4:15.) Jesus foi tentado assim como nós somos, mas ele nunca pecou. Durante nossa vida na terra é como se estivéssemos em uma ilha rodeada de tentações. E quando estamos diante dessas tentações, precisamos escolher. Deus nos dá a liberdade de escolher como reagir. Nós podemos nos render à tentação e ao pecado, ou podemos pedir a Deus para nos ajudar a resistir à tentação. Que Deus nos ajude a tomar a decisão correta!

©2001 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

Menu