notify@childrensermons.com

A Sabedoria de Salomão

Post 125 of 525

Como é feliz o homem que acha a sabedoria, o homem que obtém entendimento. – Provérbios 3:13

Texto: 1 Reis 3:5-12; Tiago 1:5

Material: um dicionário

Resumo: Salomão recebeu grande sabedoria porque ele pediu humildemente para saber distinguir o certo do errado.

Eu sei que alguns de vocês estão aprendendo a escrever as palavras na escola. Vocês já participaram de concursos para ver quem sabia soletrar mais palavras? [Escute as respostas.) Eu inclusive já assisti um programa chamado “Você é mais inteligente do que uma criança da quinta série?” e tive dificuldades para responder as perguntas. Neste dicionário [mostre] você pode encontrar a grafia correta de muitas palavras. É uma fonte rica de conhecimento se você quiser saber como soletrar uma palavra. Eu quero que vocês me digam como se escreve a palavra “Bíblia”. [Escute as respostas.) Sim, é isso mesmo. A Bíblia é uma fonte rica de conhecimento se você quiser adquirir sabedoria. Isso me lembra de uma história da Bíblia sobre o homem mais sábio do mundo.

(Leia 1 Reis 3:5-12.)

Salomão era o novo rei de Israel em torno de 1000 A.C. Ele era jovem e não sabia todas as coisas que um rei deveria saber. Salomão percebeu que tinha uma grande responsabilidade e teve a humildade de pedir a Deus sabedoria para ser um grande líder do povo. Ele não pediu para ser inteligente. Ele pediu para ser sábio. Sendo inteligente, você sabe muitas coisas. Sendo sábio, você sabe o que é certo e o que é errado e sabe como usar o seu conhecimento. Deus gostou que ele não pediu uma longa vida, riquezas, fama ou para ferir seus inimigos. Então Deus disse que daria sabedoria para ele como nunca tinha dado a ninguém que veio antes ou que viria depois dele.

Dois livros da Bíblia, Provérbios e o Cântico de Salomão, são o que restou da sabedoria de Salomão (possivelmente Eclesiastes). A Bíblia diz que Salomão contou 3000 provérbios e que tinha 1005 cânticos (1 Reis 4:32). Salomão também foi um grande construtor. Ele construiu o grande Templo de Jerusalém, mas o templo foi destruído no ano 587 A.C. Jesus andou pelo pórtico (varanda) de Salomão e era da linhagem (descendente) dele (veja #145 Caminhando com Jesus). O nome de Salomão significa “a paz dele” e o Salmo 72 é sobre a cerimônia onde ele recebeu a coroa de rei (ou coroação, outra palavra grande). Veja #137 Nova Ordem Mundial. No Sermão da Montanha (Mateus 6:29), Nosso Senhor Jesus até mesmo nos ensinou a não nos preocuparmos, quando ele disse que os lírios do campo não costuravam ou trabalhavam, mas que “nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles.”

(Leia Tiago 1:5.) A Bíblia diz que se quisermos sabedoria, devemos pedir a Deus, com fé. Lembrem-se de que toda a sabedoria vem de Deus, e se queremos ser sábios, tudo o que precisamos fazer é pedir a Deus com humildade.

Oremos: Querido Senhor Jesus, ajude-me a aprender a ser sábio e a entender o que é certo e o que é errado. Amém.

©2008 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu