notify@childrensermons.com

Essa Não! Cobras!

Post 28 of 525

Texto: Números 21:5-9; João 3:14-15

Material: imagem de uma cobra

Resumo: Deus pune o pecado. Na jornada pelo deserto, para os israelitas que se voltam para o Senhor com fé e olham para a serpente de bronze, Ele fornece uma cura para mordidas de cobras. Jesus é a única cura para os nossos pecados.

Um dia minha esposa estava plantando flores no jardim quando começou a gritar. “Essa Não! Uma cobra!” Rapidamente eu peguei uma enxada e me livrei dela. Alguns fazendeiros não têm problemas com cobras de grama porque elas comem ratos e outros roedores. Mas algumas cobras são tão perigosas que podem matar com uma mordida. Eu odeio cobras! Simplesmente acho que elas são criaturas ruins! Hoje quero contar a vocês uma história da Bíblia que fala sobre cobras.

(Leia Números 21:5-9)

Os filhos de Israel estavam vagando pelo deserto. Eles estavam cansados, com sede, com fome e insatisfeitos. Eles estavam culpando Deus por seus problemas. Queriam mais do que somente o maná que Deus dava a eles todos os dias. Eles queriam voltar à vida antiga que tinham no Egito, onde eram escravos. Isso era um pecado e Deus os puniu fazendo com que muitas cobras venenosas aparecessem entre eles. Vocês podem imaginar as pessoas começando a gritar “Essa Não! Cobras!” e tentando fugir delas? Muitas pessoas morreram por causa de picadas de cobras. Então elas perceberam que tinham feito algo de errado e tentaram parar de pecar daquela forma (se arrependendo). Eles pediram para que Moisés rezasse a Deus para fazer as cobras sumirem. Mas em vez disso, Deus deu a eles uma escolha.

The Bronze Serpent

The Brazen Serpent (A Serpente de Latão) de Gustave Doré (1832-1883). Digitalização da imagem cortesia de The Doré Bible.

 

Deus disse para Moisés fazer uma cobra de bronze e colocá-la em um poste. Se uma pessoa fosse mordida, ela poderia continuar a olhar para as cobras no chão e morrer ou poderia erguer a cabeça e olhar para o poste, em fé, e viver. Deus estava oferecendo um remédio ou uma cura para os pecados venenosos da vida. Deus sempre tratou seus filhos da mesma forma desde o princípio dos tempos. No Jardim do Éden havia a escolha de obedecer (não comendo o fruto proibido) e viver, ou pecar (comendo o fruto proibido) e morrer. Jesus explicou a Nicodemos o que significava essa história sobre as cobras.

(Leia João 3:14-15) Jesus disse que Deus iria levantá-lo na cruz como sacrifício pelos pecados de todos. Aqueles que olham para a cruz e veem Jesus no lugar dos seus pecados viverão para sempre. Jesus é a única cura para os pecados de nossas vidas. Quando os israelitas que foram mordidos olharam para a cobra de bronze, não estavam apenas admitindo seus pecados, mas estavam também olhando com fé para o Salvador. Eles não foram salvos apenas pelo que viram, mas também por sua fé em Deus. Deus sempre nos ofereceu alguma maneira de sermos salvos. Devemos agradecer por Ele ter enviado Jesus para ser levantado na cruz por nós.

* Infelizmente, este poste de bronze mais tarde se tornou um ídolo e precisou ser destruído. 2 Reis 18:4

©2000 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

Menu