notify@childrensermons.com

Sementes que Crescem

Post 63 of 525

Em parábolas abrirei a minha boca, proferirei enigmas do passado; o que ouvimos e aprendemos, o que nossos pais nos contaram. – Salmos 78:2,3

Texto: Mateus 13:1-9, 18-23

Material: um saco transparente com sementes, um recipiente com sementes, um recipiente com pedras e cascalhos, um recipiente com um pouco de terra e muitas ervas daninhas, e um recipiente com terra com fertilizante, própria para cultivo.

Resumo: A parábola do semeador. Deus quer que Suas palavras mudem nossas vidas e nos ajudem a crescer espiritualmente, nos transformando em filhos de Deus.

Distribua: um pacotinho com sementes para cada criança

Jesus gostava de contar histórias. Ele contava histórias para nos ensinar sobre Deus e também para nos ensinar a viver. Algumas dessas histórias são chamadas de parábolas. Uma parábola é uma história que usa algo que já conhecemos para explicar algo espiritual. Uma história que Jesus contou foi a parábola do homem que espalhava as sementes, o semeador.

Vejam só as sementes que eu trouxe aqui hoje. (Mostre ou passe o saco transparente com as sementes para as crianças verem). Do que as sementes precisam para crescer? [terra, água, calor, luz do sol etc.]. Vamos olhar para cada um desses recipientes. Digam se essas sementes vão crescer neles ou não. Aqui tem um recipiente sem nada nele, a não ser as sementes. As sementes poderão crescer no ar? (Não). Claro que não! Os pássaros comeriam essas sementes assim que as encontrassem. As sementes poderão crescer nas pedras? (Não). Não, elas ressecarão e morrerão sem a terra. E nesse recipiente que tem terra, mas tem muitas ervas daninhas? (Não). Não, essas ervas tomarão todo o espaço que as sementes precisariam para crescer. As sementes poderão crescer na terra fértil? (Sim). Ah, sim! Com a dose certa de água e luz do sol, as sementes devem crescer muito bem aqui.

Jesus explicou a parábola para os seus seguidores. Ele disse que o solo é como o coração das pessoas e que as sementes são como a Palavra de Deus (uma leitura da Bíblia, uma mensagem sobre o Reino de Deus). Quando algumas pessoas escutam a Palavra de Deus, elas não entendem e o Diabo as leva embora antes que tenham essa chance. Isso é como as sementes no recipiente de onde os pássaros comerão. Algumas pessoas escutam a Palavra de Deus e se empolgam com ela, mas depois desistem de tentar crescer quando as coisas ficam difíceis. Isso é como as sementes no recipiente com as pedras. Algumas pessoas escutam a Palavra de Deus, mas ficam ocupadas com o trabalho ou tentam ganhar muito dinheiro em vez de fazer algo por Deus. Isso é como o recipiente cheio de ervas, daninhas que tomam o espaço que a semente precisa para crescer. E por fim, algumas pessoas escutam a Palavra de Deus e isso muda completamente a vida delas. Elas crescem espiritualmente e fazem muitas coisas maravilhosas neste mundo em nome de Deus. Isso é como o recipiente com a terra fértil.

Eu trouxe pacotinhos de sementes para vocês. (Passe um pacote para cada criança). Com a ajuda de seus pais, espero que vocês plantem suas sementes na terra fértil. Ao plantarem, lembrem-se de que Deus quer que as palavras Dele mudem suas vidas e ajudem-nos a crescer espiritualmente como filhos de Deus.

©2002 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu