notify@childrensermons.com

A Fuga Pelo Mar Vermelho

Post 58 of 525

Texto: Êxodo 14

Material: um canudo e um pratinho com água

Resumo: Deus está conosco quando estamos diante do perigo. Deus dividiu as águas do Mar Vermelho para que pudessem escapar do exército egípcio para Israel.

Apresentação Alternativa: Use balões compridos e finos:  10 azuis, 2 vermelhos e 2 verdes. Faça dois elmos egípcios com os balões verdes. Peça para que as crianças interpretem os papéis. Algumas crianças devem fazer papel do mar (segurando os balões azuis), uma deve ser o Anjo do Senhor (segurando dois balões vermelhos, como se fosse um pilar de fogo) e duas crianças para serem cavaleiros. Corte o formato de duas rodas de carruagem em papel canson colorido. Faça com que um narrador leia a história. Peça para um adulto fazer o papel de Moisés. Quando o vento soprar e o mar se abrir, peça para as crianças levantarem os balões azuis e os balançarem, criando uma parede de cada lado. Instrua Moisés a conduzir as crianças pelo caminho aberto no mar. Quando os dois soldados vierem atrás deles, faça com que eles derrubem as rodas das carruagens, e então, quando Moisés estender sua mão, o mar deve cobrir os egípcios.

Deus ainda realiza milagres. Vocês já estiveram em perigo? Um dia meu vizinho Len estava tentando fazer seu cortador de grama funcionar usando a bateria do jipe dele. Ele pensou que o freio de mão estava puxado, mas de alguma forma o jipe começou a andar para trás em direção à entrada da garagem. Ele correu atrás do carro e abriu a porta.  Quando tentou entrar no veículo que estava em movimento, ele escorregou e caiu debaixo do jipe. Ele viu o pneu dianteiro vindo diretamente na direção da cabeça dele e pensou que ia morrer. De repente, ele sentiu alguém tirando ele debaixo do jipe. O jipe continuou a andar em direção ao jardim vizinho até bater em uma árvore e parar. Quando Len se sentou, não tinha ninguém por perto. Ele agradeceu a Deus por fazer com que um anjo o puxasse para um lugar seguro. Hoje quero contar a vocês sobre outro milagre, sobre como Deus criou uma rota de fuga para os filhos de Israel quando eles estavam diante do perigo.

Ao conduzir os filhos de Israel para fora do Egito, Deus disse para Moisés acampar perto do Mar Vermelho. Deus sabia que o faraó os perseguiria se pensasse que eles estavam presos entre o deserto e o mar. Quando os filhos de Israel viram o exército vindo com carruagens e soldados, eles entraram em pânico e pediram a ajuda de Deus.

(Leia Êxodo 14:13-14). Jesus nos convoca a fazer coisas impossíveis através da fé. Deus disse para Moisés: “Diga aos israelitas que sigam avante” (versículo 15), mas isso significava entrar no mar! Mas lembrem-se, Jesus disse: para Deus todas as coisas são possíveis (Mateus 19:26). Deus forneceu aos filhos de Israel a Luz dos Israelitas. Deus deu a eles uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite. Então o anjo de Deus parou de guiá-los e ficou atrás deles. A coluna era uma nuvem de escuridão do lado virado para o exército egípcio, escondendo assim os israelitas de seus inimigos, mas do outro lado ela brilhava para oferecer luz aos filhos de Israel.

(Leia Êxodo 14:21-22). Nossa!  Vocês podem imaginar o que Deus fez? Olhem isto [Use o canudinho para soprar sobre o pratinho com água, demonstrando como o vento soprava sobre o mar para dividir as águas]. O vento soprou tão forte que as águas do mar se dividiram. Havia uma parede de água de cada lado, enquanto os filhos de Israel corriam para cruzar o mar pisando em terra seca. Como o exército do faraó continuou atrás deles, Deus fez com que as rodas das carruagens caíssem para que não pudessem dirigi-las! Então quando os filhos de Israel estavam seguros do outro lado, mais uma vez Moisés estendeu sua mão e as águas se fecharam, afogando o exército. Ao separar milagrosamente o Mar Vermelho, Deus forneceu aos filhos de Israel um meio de escapar do exército do faraó.

Deus levou apenas um dia para tirar Israel do Egito, mas Ele passaria 40 anos para tirar o Egito de Israel. Eles continuaram reclamando e não confiavam em Deus para guiá-los, então eles vagaram pelo deserto. Às vezes podemos estar diante de grandes perigos. É difícil ficarmos firmes e não entrarmos em pânico, mas Jesus quer que confiemos e dependamos Dele. Deus está sempre conosco para nos proteger. Ele pode nos fornecer um meio de escapar mesmo que nossos problemas pareçam não ter solução. Não precisamos temer porque Jesus nos tornará vitoriosos na vida, só precisamos confiar Nele.

©1999 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu