notify@childrensermons.com

A Oração do Senhor

Post 137 of 525

Texto: Mateus 6:9-15

Material: Um sanduíche de oração. Use duas fatias de pão e adicione cartões 3 x 5 com cada elemento (louvor, esperança, confiança, perdão e bondade) enquanto você explica a oração do Senhor.

Resumo: Jesus nos ensina como rezar. Faça um sanduíche de oração para explicar.

Jesus era um homem de oração. Ele se levantava de manhã cedinho para rezar. Ele deve ter sido observado de perto por aqueles que o seguiam para que aprendessem como rezar. Sentindo isso, Jesus reservou algum tempo para ensinar seus seguidores a rezar. Ele nos ensinou a rezar para qualquer coisa, a nunca desistirmos de rezar para as coisas que julgarmos importantes e a sempre ter fé quando rezarmos. Deus escuta nossas orações. Ele nos ama e quer que fiquemos com Ele em orações. Vamos fazer um sanduíche de oração enquanto aprendemos a rezar.

Quantos de vocês conhecem a oração do Senhor? [espere levantarem as mãos] Daqui a pouco vamos encerrar fazendo essa oração juntos. Agora, vejamos o que Jesus nos ensina sobre orações. Vocês, orem assim: Pai Nosso, que estais no céu. Santificado seja o vosso nome. Quando Jesus diz “orem assim” ele quer dizer que está nos mostrando as coisas que devemos trazer à nossa vida de oração. Nós geralmente fazemos essa oração palavra por palavra quando rezamos juntos na igreja, mas a oração é pessoal e deve ter certos elementos. O primeiro deles é o louvor. Nós reconhecemos que Deus é sagrado. Nos dirigimos a Deus como um Pai divino e amoroso.

Venha a nós o vosso reino. O segundo elemento é a esperança. Nós esperamos que Deus faça algo para mudar nossas vidas e que Jesus, em pessoa, retorne para a Terra em breve. Seja feita a vossa vontade, assim na Terra como no Céu. Nós devemos submeter nossas vidas a Deus, em oração, e devemos vivenciar isso diariamente. Devemos estar dispostos a deixar nossas preocupações de lado pelo bem maior do Reino de Deus na Terra. Isso quer dizer que devemos compartilhar nossos brinquedos com o próximo e não devemos ser egoístas. Deus quer que amemos uns aos outros. Se nem compartilhamos nossos brinquedos, como podemos amar outra pessoa?

O pão nosso de cada dia nos dai hoje. O terceiro elemento é confiança. Jesus quer que contemos com Deus para as nossas necessidades de cada dia. Não devemos nos preocupar se temos um estoque de comida para um mês ou não. Deus nos dá tudo em abundância. Ele quer que nos voltemos para ele com fé em momentos de necessidade. Muitas vezes Jesus nem sabia onde iria dormir à noite quando o dia começava, ou como ele se alimentaria. Ele confiava em Deus para tudo. Ele não quer que seus filhos tenham preocupação e medo, mas sim paz e confiança.

Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. O quarto elemento é o perdão. Mas essas palavras podem ser complicadas. O que é uma ofensa? Pode ser algo que devemos ou algo errado que fizemos. Se formos a uma loja e pegarmos uma barra de chocolate, ficamos devendo. Devemos dinheiro à loja pela barra de chocolate que queremos levar para casa. Às vezes pedimos por coisas que não podemos ter. Às vezes, fazemos coisas pelos outros e eles se sentem obrigados a retribuir. Jesus quer que estejamos dispostos a dar algo para os outros sem esperar nada em troca. Isso é ser alguém que dá com alegria. Leve o lixo para fora mesmo que não seja sua vez de fazer isso. Divida uma barra de chocolate com a sua irmã mesmo que ela não tenha pedido. Deus quer que perdoemos aqueles que são maus conosco. Se não pudermos perdoá-los, então Deus não nos perdoará. Nós colhemos o que plantamos.

Não nos deixai cair em tentação e livrai-nos de todo o mal. O quinto elemento é bondade. Jesus quer que nossa oração fortaleça nosso desejo de fazer o que é certo. Não é a intenção de Deus que façamos coisas erradas. Ele quer que evitemos tudo o que é ruim e que possa prejudicar alguém. Quer que sejamos bons filhos. Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. Novamente Jesus reconhece que toda a autoridade e poder se encontra em Deus. Que Deus está no controle.

E assim termina o nosso sanduíche de oração. Que elementos tem a nossa oração? [levante cada um dos cartões para revisar] Louvor, esperança, confiança, perdão, bondade. Sim, esses são os elementos necessários para uma vida rica em oração. Agora vamos abaixar nossas cabeças e praticar o que aprendemos fazendo a oração do Senhor juntos.

©1998 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu