notify@childrensermons.com

Pique, o Jumentinho

Post 140 of 525

Texto: baseado em Mateus 21:1-11

Material: Use a música escrita por Judy Raizor, “Pokey Was His Name-O” (Pique Era Seu Nome) para ensinar às crianças. Ela é cantada no mesmo ritmo de BINGO.

Resumo: Jesus demonstrou humildade no Domingo de Ramos, quando foi apresentado como o Messias de Israel. Nós devemos ser humildes e não zombar dos outros que não estiverem em uma situação tão boa. Este sermão ajuda crianças pequenas a aceitarem portadores de deficiências mentais.

Há muito tempo atrás, na terra muito distante de Israel, vivia um homem que amava a Deus chamado Zacarias. Ele era um profeta, o que significa que ele dizia palavras importantes, conforme Deus ordenava, para as pessoas que viviam próximas a ele. Certa vez ele contou sobre o dia em que Jesus, o Salvador, entraria em Jerusalém dizendo as seguintes palavras:

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que teu Rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.

Jesus enters JerusalemEntão cerca de 500 anos depois, Jesus estava prestes a ir a uma cidade chamada Jerusalém. Ele estava a caminho do templo (uma igreja muito grande). Muitas pessoas amavam tanto Jesus que achavam que ele deveria ser o Rei delas. Elas estavam cansadas dos soldados romanos que viviam em suas terras e se recusavam a obedecer a Deus. Estavam cansadas de serem tratadas tão mal por estranhos que eram cruéis e maldosos.

Enquanto isso, na cidade vizinha de Betfagé, vivia um jumentinho com a mãe. Ele não era tão rápido quanto os outros jumentos. Quando ele zurrava não fazia “ii ó” como os outros jumentinhos. Saía algo parecido com um “ó”, e nada além disso. Os outros jumentinhos costumavam gozar dele, na verdade o chamavam de Pique por ele ser MUITO LERDO. Os outros jumentos pulavam e se debatiam quando o dono deles tentava colocar algo nas costas deles para carregar pela estrada. Mas não Pique, ele era dócil (isso significa gentil) e carregava os pertences do dono em silêncio, sem fazer um barulho sequer.

“Mamãe,” Pique dizia, “por que os outros jumentos precisam ser tão maldosos comigo? Eu estou fazendo o melhor que posso”. “Eu sei que você está, filho,” dizia sua mãe, “e eu o amo muito, exatamente do jeito que você é”.

Então, um dia quando Pique e sua mãe estavam comendo palha, dois amigos de Jesus os desamarraram e começaram a levá-los. “Pare!” disse o dono. “Aonde você está levando meus jumentos?” ele perguntou. “O Senhor precisa deles”, responderam os dois. “Ah, está bem,” disse o dono “leve-os depressa então”.

Logo eles se viram diante de um homem em um longo manto branco. Era JESUS! Uma das pessoas que conhecia Jesus ajoelhou e sussurrou na orelha grande e macia de Pique: “Olá, jumentinho. Você vê todas aquelas pessoas ali? Algumas delas acham que Jesus deveria entrar em Jerusalém montado em um grande cavalo branco, como fazem os soldados militares. Mas ele precisa mostrar a eles como serem igual a você: humilde e gentil, e disposto a carregar os fardos de outras pessoas”.

“Nossa, Mamãe!” disse Pique. “Você ouviu isso”? “Sim, meu filho,” ela respondeu, “Estou tão orgulhosa de você”. Então eles colocaram mantos nas costas de Pique e Jesus sentou-se sobre ele. Então Pique seguiu ao lado de sua mãe enquanto Jesus se segurou. Eles andaram devagar morro acima. As pessoas cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho enquanto gritavam: Hosana ao Filho de Davi; Bendito é o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! (Hosana é uma exclamação de louvor que significa “Salve!”)

Agora, meninos e meninas, talvez vocês vejam algumas crianças que não são tão rápidas quanto as outras na escola. Talvez elas falem de um jeito diferente ou até tenham uma aparência diferente, mas elas estão se esforçando tanto quanto você. Elas são ESPECIAIS para Deus (com deficiência intelectual), e nos ensinam que devemos ser gentis e pacientes e devemos estar dispostos a ajudar os outros. Então vocês não devem gozar dessas crianças. Em vez disso, lembrem-se da história de Pique, o jumentinho, e entendam que Deus tem um propósito especial para cada um de nós.

©1997 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu