notify@childrensermons.com

Obedeça a Seus Pais

Post 146 of 525

Piada: Existem três maneiras de ter algo feito: fazer você mesmo, contratar alguém ou proibir seus filhos de fazê-lo.

Texto: Êxodo 20:12; Efésios 6:1; Genesis 2:24

Family picnicResumo: Deus instrui os filhos a respeitarem seus pais.

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. -Êxodo 20:12

Esse é o primeiro mandamento de Deus a vir com uma promessa. Se honrarmos nossos pais, Deus diz que teremos uma vida longa e que tudo será bom para nós. Mas como honramos nossos pais? Uma maneira é obedecê-los.

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. – Efésios 6:1

Esse é outro momento na Bíblia onde Deus nos instrui a obedecer nossos pais. Note que está no plural, pais, não só o pai ou a mãe. Nossa! Mas que trabalho! Temos que obedecer não só um pai, mas os dois.

Vocês já se perguntaram por que Deus deu uma tarefa tão impossível aos filhos? É porque Ele sabe que é difícil eles fazerem isso sem pedir para Jesus ajudá-los. Jesus quer que oremos e conversemos com ele o tempo todo e esta é uma das maneiras que ele usa para que façamos isso. E quanto aos pais? Em todas as organizações do mundo, especialmente no exército, ninguém tem dois chefes. Temos apenas um comandante, uma cadeia de comando. Seria difícil para um soldado seguir ordens se houvessem duas pessoas dizendo a ele o que fazer.

Mas Jesus, em sua sabedoria infinita, fez com que dois pais fossem responsáveis pelas crianças. Ele sabia que eles teriam de conversar o tempo todo para manter as coisas em ordem. Por exemplo, você já pediu para a sua mãe deixar você fazer algo e ela disse não. Então você foi perguntar para o seu pai, esperando que ele dissesse sim sem falar com a sua mãe antes? Hein? Bem, a resposta é que Jesus vê os pais como uma pessoa só, não como duas. Quando seus pais se casaram, Jesus deixou de vê-los como duas pessoas e passou a vê-los como uma só. Ele sabe que o único jeito para os pais acompanharem seus filhos é pedindo ajuda a ele!

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne. – Gênesis 2:24

Nossa! Jesus pensou em tudo! Ele sabia que os filhos teriam dificuldade em obedecer aos pais sem pedir ajuda para Jesus, e que os pais nunca poderiam educar seus filhos sem rezar por ajuda. Então muito tempo atrás, quando ele deu os dez mandamentos a Moisés, ele criou essa quinta regra. E o melhor de tudo é que ele fez uma promessa quando criou essa regra.

Ele disse para honrarmos nossos pais para vivermos muito tempo na Terra. Você já se perguntou sobre isso? Eu já. Mas como Deus mantém essa promessa? Eu não tenho certeza absoluta quanto a isso, mas eu acho que sei de uma coisa. Quem ama vocês mais do que qualquer um? Deus. Quem ama vocês mais do que qualquer um na Terra? Seus pais. Deus sabe que se obedecermos a nossos pais, eles sempre estarão nos protegendo aqui na Terra. Eles no dirão coisas como “olhe para os dois lados antes de atravessar a rua” e “escove seus dentes para eles não estragarem”. Sabem, nossos pais nos dizem essas coisas porque eles nos amam, assim como Jesus. E se fizermos essas coisas, provavelmente teremos uma vida longa e saudável.

Adaptado do “Seminário de um Lar Cristão” (“Christian Home Seminar”) como contado por Rev. Lewis Shaffer da Son Shine Ministries International Inc. Utilizado com permissão.

This article was written by Jim

-->
Menu