notify@childrensermons.com

Vá Mais Longe

Post 83 of 525

backpackingTexto: Mateus 5:38-41; Romanos 12:21

Material: uma mochila ou uma bolsa carteiro bem pesada.

Resumo: Nós não devemos buscar vingança quando alguém nos faz mal. Jesus diz para irmos além do que é esperado de nós.

Comentário do Autor: Este sermão é apropriado para crianças mais velhas, talvez da terceira série em diante. Esse ensinamento é muito difícil e vai contra a cultura de muitos países, especialmente da América. As crianças aprendem a lutar para se impor e a dar o troco. Deus nos ama e nos perdoa de tal forma que é difícil para a mente humana compreender. Quando nos ensina a ser como Ele, às vezes é difícil de entendermos. Isso não significa que devemos ensinar as crianças a se colocarem em situações perigosas ou a manterem relacionamentos abusivos.

Quantos de vocês já foram fazer trilhas ou saíram para dar uma longa caminhada? Se participaram de grupos de escoteiros, talvez vocês até tenham levado dentro de uma mochila como esta (mostre a mochila) alguns itens como roupas ou equipamentos para acampar. E se alguém fizesse vocês andarem mais de um quilômetro com uma mochila pesada, seria difícil? (Escute as respostas). Muito tempo atrás, quando Jesus estava passando seus ensinamentos em uma montanha (O Sermão da Montanha), ele falou sobre como deveríamos nos comportar se alguém nos tratasse mal ou nos machucasse. Vejam o que ele disse: (Leia Mateus 5:38-40).

Jesus ajudou as pessoas a entenderem que o amor de Deus ia muito além do que eles haviam aprendido com as leis de Moisés. Segundo aquelas leis antigas, Deus permitia que as pessoas se vingassem causando um dano equivalente ao que eles haviam sofrido. Se um homem ficasse cego de um olho em uma briga, ele poderia cegar o homem que o machucou. Se um homem arrancasse o dente de outro, esse que perdeu o dente poderia arrancar o dente do primeiro. (Ver Êxodo 21:23-25 e Levíticp 24:19-20). Jesus disse para não resistir ao mal. Ele disse que se alguém nos batesse no rosto, deveríamos deixá-lo bater de novo. É daí que vem a expressão “dar a outra face”. Isso significa que não devemos buscar vingança quando somos machucados. Jesus disse que se qualquer um nos levasse a julgamento para tirar algo de nós, deveríamos deixar que ele levasse mais do que o esperado.

Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. (Mateus 5:41). Naquela época a lei permitia que um soldado romano forçasse uma pessoa a carregar a mochila dele por uma milha romana, ou mil passos. Essa distância corresponde a aproximadamente 1.480 metros. Ninguém gostava de ser forçado a carregar nada por distância alguma para um soldado romano. Jesus disse que se eles fossem forçados a carregar a mochila por uma milha, deveriam carregar por duas. Foi daí que veio a expressão “ir além”. Isso significa que devemos ir além do que é esperado de nós na hora de ajudar o próximo.

Esses ditados de Jesus eram muito difíceis de entender. Deus é capaz de mudar completamente a nossa forma de pensar. Jesus nos mostrou o quanto Deus nos ama e nos ajudou a entender como podemos demonstrar o amor e o perdão de Deus para os outros. Se um fortão tentar arrumar uma briga com você, em vez de aceitar, tome distância. Não tente dar o troco. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12:21). Se tivermos a chance de ajudar alguém que precise, podemos ser generosos e dar mais do que é esperado de nós. Isso seria agir como Jesus. Ele deu Sua vida por nós na cruz para que possamos ser perdoados por tudo o que há de ruim em nós (pecados). Apesar de não merecermos, Jesus foi além para nos ajudar.

Oremos. Querido Senhor Jesus, ajude-me a ser como você e a amar as outras crianças, mesmo aquelas que são más comigo. Amém.

©2003 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu