notify@childrensermons.com

Tenha Misericórdia

Post 33 of 525

Ganhamos a vida através do que recebemos. Fazemos uma vida através do que damos. – Sir Winston Churchill

Texto: Mateus 5:7; 7:1,2

Material: Quatro moedas de 50 centavos e uma cédula de dois reais (ou moedas de troco para uma cédula na moeda de qualquer país)

Resumo: Nós recebemos aquilo que damos aos outros. Jesus ensina a sermos bons para o próximo sem “darmos o troco”.

two boys

Hoje quero falar com vocês sobre como mostrar misericórdia (ou compaixão). Vejam o que tenho aqui na mão [as moedas e a cédula]. Vocês sabiam que quatro moedas de 50 centavos é o mesmo que 2 reais? É sim. E eu tenho uma história para contar a vocês.

Havia dois meninos do primeiro ano que se chamavam João e Mateus. Mateus ajudava a professora na hora do recreio recolhendo o dinheiro do lanche. Os lanches custavam um real. João foi pagar e deu a Mateus uma cédula de dois reais. Mateus estava com pressa e não percebeu que havia dado apenas 50 centavos de troco. “Ei, espere um pouco!” João disse, “Você me deve 50 centavos. Aquela nota de dois é o mesmo que quatro moedas de 50 centavos. Como o lanche custa um real, você me deve 50 centavos!”.

“Eu te dei duas moedas de 50 centavos. Agora vá embora.”, disse Mateus. “Não até eu pegar o meu dinheiro, seu ladrão!”, gritou João, ficando muito bravo. “É assim que você consegue seu dinheiro? Pegando dos outros?”, gritou João ainda mais alto. Isso fez com que Mateus ficasse incomodado e ele empurrou João para trás. “Eu vou te dar o troco que você merece, então! Eu não peguei o seu dinheiro!”, gritou Mateus em resposta. A professora correu para separar os meninos que agora estavam se empurrando.

“O que está acontecendo aqui?”, perguntou Bruna, a professora. Ela escutou a explicação dos dois meninos sobre o que havia acontecido. “João, talvez o Mateus pretendesse dar duas moedas e tenha dado apenas uma por engano. Mateus, dê outra moeda para o João. João, estou surpresa com a sua atitude. Você realmente acha que o Mateus tentaria pegar o seu dinheiro? Eu acho que ele gostaria mais de ser seu amigo do que de pegar uma moeda de 50 centavos. Agora façam as pazes e peçam desculpas um ao outro”.

Jesus quer que aprendamos a ter misericórdia. Isso significa que não devemos julgar alguém rapidamente, mas que devemos ser bons com os outros.  Às vezes nos enganamos. E mesmo que estejamos certos, podemos ser pessoas melhores se mostrarmos um pouco de bondade em vez de “darmos o troco”. Jesus disse Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia (Mateus 5:7). Vejam o que mais ele disse.

(Leia Mateus 7:1,2).

Mateus cometeu um erro, mas João rapidamente julgou que Mateus tivesse agido de má fé. João pensou que Mateus estava tentando pegar o dinheiro dele. A gritaria foi ficando cada vez mais alta e logo eles estavam brigando. Geralmente você recebe aquilo que dá. Neste caso, João esperava receber um lanche de um real e duas moedas de cinquenta centavos em troca de seus dois reais. Mas em vez disso, ao acusar Mateus de pegar seu dinheiro, o que ele conseguiu foi entrar numa briga. Mateus empurrou João, e João empurrou de volta. Podemos ver nesta história sobre o que Jesus estava falando quando disse a medida que usarem [para julgar], também será usada para medir vocês. Se João tivesse ficado calmo e pedido ajuda à professora, tudo poderia ter se resolvido calmamente.

Quando brincarem com seus amigos ou forem para a escola, lembrem-se de serem misericordiosos. Tentem não julgar as pessoas. Vamos ser bons com o próximo.

©1999 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

Menu