notify@childrensermons.com

Olhe o interior

Post 154 of 525

O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. -Mateus 12:35

Texto: 1 Samuel 16:1-13

Material: um cantalupo ou melão

Resumo: O Senhor não julga pela aparência externa, mas pelo caráter e pelos pensamentos da pessoa.

É difícil descobrir algumas coisas até você olhar o interior. A maioria dos compradores de carros olha debaixo do capô para ver as condições do motor e das peças antes de comprar um carro. Mas e se você não pudesse ver o interior? Olhe para este melão [Mostre o cantalupo ou melão.) Eu não poderia cortá-lo ao meio antes de comprar. Como eu posso saber se ele está maduro e pronto para ser comido? Existe um velho ditado, “Nunca julgue um livro pela capa”. Isso significa que o conteúdo do livro pode ser melhor do que a capa indica. Você teria que olhar dentro dele e ler um pouco para descobrir. Todas essas coisas me lembram de uma história da Bíblia sobre o jovem Davi.

Vocês lembram da história de Davi & Golias? Bem, antes dessa história nós descobrimos na Bíblia que Deus escolheu Davi para ser o sucessor do rei do povo de Deus. Deus disse ao profeta Samuel que era hora de escolher o novo rei. Ele disse a Samuel para não ficar triste que o Rei Saul não seria rei por muito mais tempo. Deus enviou Samuel até a casa de um homem chamado Jessé, na pequena cidade de Belém. (Sim, a mesma cidade onde Jesus nasceu muitos anos depois.)

Então Samuel preparou um sacrifício para Deus e convidou Jessé e seus filhos. Jessé tinha oito filhos. Davi, sendo o mais novo, foi deixado no campo para cuidar das ovelhas. Então Samuel começou a olhar para os filhos de Jessé, começando por Eliabe. Samuel pensou que Eliabe era o que Deus escolheria para ser rei.

O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. – 1 Samuel 16:7

Jessé chamou seus filhos um a um, até que Samuel tinha visto sete filhos, mas aquele que o Senhor havia escolhido para ser rei não estava entre eles. Então Samuel perguntou se todos estavam ali, e Jessé disse a ele que o mais jovem estava cuidando das ovelhas. Davi foi trazido do campo para ser colocado perante Samuel. Então o Senhor disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o” (verso 12). Assim foi o último dos filhos de Jessé o destinado a ser o sucessor do rei de Israel. Deus olhou para o coração de Davi, para seus pensamentos interiores e seu caráter, e julgou que ele era apto a governar o povo.

Nós não podemos olhar para o interior de uma pessoa como Deus e saber o que pensar delas. Então não devemos julgá-las de modo algum. Nós podemos saber que tipo de pessoa alguém é por suas ações. O Senhor Jesus diz que a árvore é conhecida por seu fruto (Mateus 12:33). Jesus diz que uma boa pessoa com bons pensamentos fará coisas boas, mas que uma pessoa má com pensamentos maus fará coisas ruins (verso 35). Vamos decidir hoje que seremos como Jesus e faremos coisas boas.

Oremos. Querido Senhor Jesus, ajude-me a ter bons pensamentos e ensine-me a fazer coisas boas. Amém.

©2005 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu