notify@childrensermons.com

Escondendo-se do Inimigo (Gideão)

Post 163 of 525

Texto: Juízes 6:11-16; 7:5-7,18-22

torchMaterial: um pote de argila e uma vela ou uma trombeta

Resumo: A história de Gideão mostra como Deus vê nosso potencial, não apenas a pessoa que somos agora. Deveríamos agradecer a Deus pelas muitas vitórias que ele nos concede em nossas vidas.

A história de Gideão vem do livro dos Juízes, Capítulo 6 da Bíblia. Gideão era uma pessoa real que Deus escolheu para liderar seu povo em um período de desobediência de volta para a fraternidade de Deus. Deixe-me contar a história de Gideão.

Um dia Gideão estava malhando o trigo em um tanque de prensar uvas. Ele fazia isso para escondê-lo dos midianitas. Ele estava se escondendo do inimigo. Então um anjo apareceu para ele e disse uma coisa maravilhosa: O Senhor está com você, poderoso guerreiro. Ah! O Senhor certamente tem senso de humor. Ali estava o pobre Gideão, um covarde, se escondendo do inimigo e Deus o chamou para ser um bravo soldado! Mas sabem de uma coisa? Deus não estava olhando para o homem covarde que estava diante dele. Estava olhando para o potencial de Gideão, para o que ele poderia ser, se ele simplesmente confiasse em Deus. Deus é assim. Ele não nos vê como somos, ele vê o que PODEMOS SER por ele. Ah, quem dera pudéssemos olhar para os outros dessa forma e não julgássemos tanto os defeitos do próximo.

Deus foi muito paciente com Gideão quando este precisou de provas de que aquele era um anjo de Deus. Então Ele guiou Gideão por uma série de eventos que o ajudaram a ganhar coragem para fazer o que Deus dissesse: Eu estarei com você, e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem. A Bíblia diz em Juízes 6:34: Então o espírito do Senhor apoderou-se de Gideão, e ele, com um toque de trombeta, convocou os abiezritas para segui-lo. Quando o Espírito de Deus recai sobre nós, somos capazes de grandes feitos. Quando o Espírito de Deus se apoderou de Martin Luther King Jr., ele liderou os negros americanos na exigência dos direitos de igualdade deles. Quando Deus se apodera de nós, podemos nos levantar para tocar a trombeta da verdade e fazer coisas grandiosas. Gideão estava pronto para liderar uma rebelião contra os midianitas, mas Deus não queria que as pessoas pensassem que eles tinham feito isso com suas próprias forças. Então Ele falou para Gideão reduzir o exército de 22.000 homens a 300 homens. Ele escolheu os homens que não estavam com medo e que não beberam da água do rio como cachorros, mas sim continuaram atentos aos seus arredores e levaram a água à boca com as mãos.

Quando chegou o momento da batalha, Deus se encarregou da maior parte da luta. Era o meio da noite. Deus havia instruído Gideão a levar jarros com lâmpadas dentro e trombetas para todos os homens. Quando Gideão deu o sinal, todos tocaram as trombetas, quebraram os jarros e ergueram as tochas ou lâmpadas. [mostre os materiais] Então eles gritaram “À espada, pelo Senhor e por Gideão!”. Isso causou tanta confusão no acampamento que os midianitas voltaram-se uns contra os outros e se mataram. Alguns estimam que este pequeno exército com 300 homens e o Senhor derrotaram mais de 180.000 midianitas que eram numerosos como nuvens de gafanhotos. Deus planejou que fosse assim para que eles não pudessem se gabar de terem derrotado o inimigo por conta própria. Está claro que foi Deus quem concedeu a vitória a eles. Precisamos nos lembrar de que Jesus está sempre conosco, mas que precisamos dar crédito a ele nos momentos de vitória de nossas vidas.

©1997 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu