notify@childrensermons.com

Dez Mandamentos

Post 174 of 525

Texto: Êxodo 20:1-17; 1 João 3:23

Resumo: Devemos obedecer aos mandamentos de Deus por amor a Ele e a nossos semelhantes.

Quantos de vocês sabem o que é uma lei? É uma regra. Vocês têm regras em casa? Eu tenho regras na minha casa, como por exemplo “sempre diga uma prece antes de começar a comer” e “não cuspa a comida mesmo que você não goste dela”. Também temos outras regras, como “Não bata na sua irmã” e “Olhe para os dois lados antes de atravessar a rua”. A maioria das regras são para nos proteger de perigos; outras são para nos ajudar a ter bons modos. Regras estão ligadas ao nosso comportamento. Hoje quero falar sobre as regras de Deus.

Depois de três meses no deserto, os filhos de Israel chegaram ao Monte Sinai. Foi até lá que Deus disse que Moisés deveria ir para receber a regras pelas quais eles deveriam viver. Nós chamamos essas regras de Dez Mandamentos. As regras eram para o nosso próprio bem. Elas nos ensinam como devemos nos comportar com relação a Deus e ao próximo. Deus escreveu esses mandamentos em tábuas de pedra.

Os primeiros quatro mandamentos nos dizem como devemos nos comportar com relação a Deus. A primeira regra nos diz que existe apenas um Deus e que devemos apenas servir a Ele. A segunda regra diz que não devemos criar ídolos, que são imagens de outros deuses. Ele não quer que tornemos nada ou ninguém mais importante em nossas vidas do que Ele. A terceira regra diz que não devemos usar o nome de Deus como um insulto. A quarta regra diz que devemos manter o sétimo dia sagrado. Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo dia ele descansou. Ele quer que usemos um dia da semana para descansarmos e agradecermos a Deus.

As próximas seis regras nos dizem como devemos nos comportar com relação ao próximo. A quinta regra diz que devemos honrar nossos pais. Isso significa que devemos obedecer a nossos pais. A sexta regra diz que não devemos matar. A sétima regra diz que casais unidos pelo casamento devem ser fiéis um ao outro. A oitava regra diz para não roubarmos. A nona regra diz para não contarmos mentiras sobre os outros. A décima regra diz para não querer algo que pertença a outra pessoa.

Deus nos deu essas regras para seguirmos porque Ele nos ama e quer o melhor para nós. Seus pais colocam regras na sua casa porque eles amam vocês e querem o melhor para vocês. Os filhos de Israel acharam difícil seguir as regras a princípio, mas depois de um tempo eles perceberam que as coisas funcionavam melhor quando eles obedeciam às regras. Depois de muitos anos (e de muito mais regras) Jesus veio explicar as regras. Ele disse que nós devemos amar a Deus acima de tudo, com todo o nosso ser, e devemos amar o próximo assim como amamos a nós mesmos.

E este é o seu mandamento: Que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. (1 João 3:23) Se vamos amar a Deus, devemos amar Jesus, Seu Filho. Quando amarmos Jesus, poderemos amar uns aos outros. É isso que Deus quer que façamos.

©2000 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu