notify@childrensermons.com

Carruagem de Fogo

Post 179 of 525

Texto: 2 Reis 2:7-12

Material: Um pôster de Elias e Eliseu ou um bastão de corrida

Resumo: A história de Elias passando seu manto para Eliseu. Antes que Deus levasse Elias para o céu em uma carruagem de fogo, ele preparou seu seguidor para dar continuidade ao trabalho do Senhor.

Vocês já assistiram às Olimpíadas na TV? Quando os corredores estão em uma corrida de revezamento, cada um deles completa a volta no circuito e então passa adiante um bastão para o próximo. Em seguida aquele corredor carrega o bastão na próxima etapa da corrida e quando termina sua parte passa-o adiante. A vida no Reino de Deus é como uma corrida de revezamento. Cada um de nós é responsável por completar nossa parte da corrida e depois entregar ou passar adiante nossa fé para que a próxima geração de crianças siga os nossos passos.

Quero contar a vocês uma história sobre o dia em que o grande profeta Elias passou adiante a fé dele para o homem que ele havia treinado para seguir os seus passos: Eliseu. Eles não estavam em uma corrida. Os profetas naquela época usavam uma peça de roupa chamada manto. Era como uma capa, ou um casaco. Isso era um símbolo da autoridade que eles recebiam de Deus para serem profetas.

Sabem, Elias tinha realizado muitos milagres maravilhosos em sua época. Ele previu a seca e sobreviveu a ela. Ele desbancou os falsos profetas de Baal quando Deus enviou fogo dos céus que consumiu até mesmo um sacrifício coberto de água. Ele treinou e ungiu Eliseu para sucedê-lo, ou para assumir seu lugar quando estivesse velho. Elias sabia que havia chegado a hora de passar seu manto para Eliseu. O que Eliseu não sabia é que Deus enviaria um táxi celeste para buscar Elias antes que ele morresse.

Elias queria fazer isso sozinho, mas Eliseu implorou para acompanhá-lo. Eliseu amava Elias e queria estar com ele independente do que acontecesse. Elias enrolou o seu manto e com ele bateu nas águas do Rio Jordão. As águas se dividiram e então eles caminharam sobre o chão seco. Cinquenta filhos dos profetas estavam próximos dali e viram isso acontecer.

(Leia 2 Reis 2:9) Eliseu pediu por uma benção especial. Ele queria ser um homem de Deus duas vezes melhor do que Elias tinha sido. Elias disse que se ele visse Deus levá-lo, seu desejo seria concedido.

(Leia 2 Reis 2:11-12)

Eliseu ficou maravilhado com o que ele viu acontecer a seguir. Ele viu cavalos de fogo e uma carruagem também de fogo descerem dos céus em um redemoinho. Ela passou entre Eliseu e seu mestre e levou Elias para o céu! Nossa! Vocês conseguem imaginar ver aquele vento extremamente forte e os cavalos e a carruagem celeste que brilhavam tanto que pareciam ser de fogo? A carruagem não queimou Elias. Ela veio buscá-lo e Elias deixou seu manto cair quanto foi levado rapidamente para o céu. Eliseu pegou o manto e se tornou o próximo grande profeta de Israel. Não vemos Elias novamente até sua aparição junto de Moisés ao lado do Jesus transfigurado em toda a sua glória. (Marcos 9:4)

Eliseu também foi realizar muitos milagres grandiosos. Ele usou o manto para atravessar de volta o rio Jordão sobre terra seca. Salvou uma pobre viúva ao multiplicar o azeite de sua vasilha. Trouxe de volta à vida crianças que haviam morrido! Salvou da morte uma escola de profetas quando eles haviam comido vegetais venenosos durante um surto de fome. Ele curou da lepra Naamã, o capitão sírio. Isso fez com que Eliseu tivesse uma boa influência sobre o rei sírio que mais tarde ajudou Israel (Lucas 4:27).

Os adultos que estão aqui hoje receberam de Deus a missão de educar vocês, as crianças, para que cresçam tendo muita fé em Jesus. Que essa história os ensine a instruir a criança segundo os objetivos que vocês têm para ela (Provérbios 22:6), para que muitos de vocês encontrem uma fé salvadora no Senhor Jesus Cristo.

©1998 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu