O Super Bowl

Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! – Lamentações 3:22,23

Texto: 2 Reis 4:1-7

Material: uma jarra ou vasilha

Resumo: A história de Eliseu e a viúva mostra como Deus supre todas as nossas necessidades com abundância.

Vocês já ouviram falar do Super Bowl? É um campeonato de futebol americano muito importante que acontece em fevereiro nos Estados Unidos. Sabem o que o nome Super Bowl significa em português? A grande vasilha, ou a super vasilha! A nossa história da Bíblia de hoje também é sobre uma vasilha, uma vasilha de azeite. O azeite era usado como combustível para as lamparinas, então era muito valioso.

Havia uma mulher cujo marido havia servido a Deus por meio do grande profeta Eliseu. Quando ele morreu a pobre viúva devia dinheiro, mas não tinha como pagar a dívida. Os dois filhos dela seriam levados como escravos para trabalhar até que a dívida fosse paga. Desesperada, ela foi até o profeta Eliseu e implorou para que ele a ajudasse.

Eliseu perguntou-lhe: “Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?” E ela respondeu: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”. – 2 Reis 4:2

Eliseu disse o que ela deveria fazer. E isto foi o que aconteceu: ela foi para casa e pegou vasilhas emprestadas de todos os vizinhos. Pegou todas as que conseguiu encontrar. Então a viúva e seus filhos entraram na casa e fecharam as portas. Ela pegou a vasilha de azeite e começou a despejar azeite em uma das vasilhas dos vizinhos. Ela despejou o azeite da pequena vasilha até que a outra estivesse cheia. Seu filho trouxe uma vasilha após a outra, até encherem todas as vasilhas que pegaram emprestadas. Ela disse ao filho para trazer outra vasilha, mas não havia mais nenhuma. Então o azeite parou de correr.

Ela estava tão feliz com todo o azeite que Deus havia lhe dado que correu para contar as boas novas a Eliseu. Ele disse: “Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”. (2 Reis 4:7) Ela confiou em Deus para ajudá-la. Deus pegou o pouco que ela tinha e transformou em mais através da fé dela. Agora ela tinha o suficiente para vender. Podia pagar o que ela devia e ainda ter mais do que o suficiente para viver com seus filhos. Ela obedeceu a Deus e mostrou sua fé quando fez o que o profeta Eliseu ordenou. Deus a abençoou com um grande milagre por causa da fé que ela tinha.

Esta pequena vasilha de azeite era realmente uma “super vasilha”. Deus deu a ela tudo o que precisava. O azeite era como o Espírito Santo. Quando uma pessoa acredita em Jesus, o Espírito Santo vem morar dentro dela. O Espírito Santo nos dá tudo o que precisamos na vida. Ele é como uma vasilha de azeite transbordando e nos dando tudo o que precisamos para que a nossa luz brilhe para Deus.

©1997 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

One thought on “O Super Bowl”

  1. Eu realmente sou grata por este site. Sou responsável por apresentar um sermão de cinco minutos para crianças durante a missa duas vezes ao mês, então este site realmente me ajuda. Na semana passada eu apresentei o sermão sobre Eliseu e a “super vasilha” da viúva. Eu distribuí para as crianças jarros de plástico de diversos formatos e tamanhos e pedi que elas fingissem ser os vizinhos. Então pedi para o meu filho de doze anos representar um dos filhos da viúva e ele recolheu as jarras, fingiu fechar a porta atrás dele e me trouxe uma jarra de cada vez para que eu fingisse enchê-las com uma pequena vasilha redonda de açúcar. Foi muito eficaz, e eu lhe agradeço por compartilhar seus sermões.
    Deus o abençoe,
    Penny Lane

Leave a Reply

Your email address will not be published.