Bem-aventurados…

Texto: Lucas 6: 17-27 ; também Mateus 5:1-12

Material: um jogo de vídeo game portátil (ou como introdução alternativa, use o exemplo de aprender o alfabeto antes de poder aprender a soletrar uma palavra).

Resumo: Jesus nos ensina o que significa ser abençoado. Jesus nos faz entender melhor as leis de Deus.

Alguém aqui gosta de jogos de vídeo game? (Mostre o vídeo game portátil). Meus filhos gostam de jogar esses jogos em longas viagens de carro ou em dias chuvosos quando eles não podem sair para brincar. Eu não sou muito bom nesses jogos. Para mim é difícil passar da primeira fase. Meus filhos jogam melhor. Eles podem passar da primeira fase e seguir para as outras que são mais difíceis. Hoje eu quero contar a vocês sobre uma vez em que Jesus queria que seus discípulos passassem para a fase seguinte do entendimento das leis de Deus. Jesus pode ter transmitido esses ensinamentos aos seus discípulos em muitos lugares. Uma das passagens do evangelho (Mateus 5:1-12) diz que ele foi até o alto de uma montanha e ensinou aos discípulos. Foi assim que esses ensinamentos ficaram conhecidos como “o sermão da montanha”.

(Leia em voz alta Lucas 6: 17-23, 27).

Lembram como eu falei sobre passar de um nível mais fácil para um mais difícil, mais avançado, deste jogo? De forma parecida, o Senhor Jesus quer que entendamos melhor as leis de Deus. Quando Deus passou essas leis para Moisés, ele passou essas leis básicas para o povo seguir. Essa era a primeira fase. Por exemplo, Moisés os ensinou a pararem de matar seus inimigos e somente retribuir ferindo de forma equivalente a que for a ferido (“olho por olho, dente por dente”). Jesus os ensinou “Amem os seus inimigos” (versículo 27). Isso os levou para um nível mais avançado. Nós ainda estamos aprendendo essa verdade tão radical. Jesus faz com que deixemos de machucar e passemos a ajudar, com que deixemos de odiar e passemos a amar. Não é o suficiente simplesmente suportarmos um ao outro (tolerarmos). Jesus nos ensina a conviver em paz.

Jesus diz coisas que são o oposto do que o mundo nos ensina. Ele vira o mundo de cabeça para baixo. Ele diz frases que começam com “Bem-aventurados…” e então nos surpreende. Bem-aventurados são os pobres, os que têm fome, os que choram, os que são odiados por seguir Jesus. Vocês são bem-aventurados (abençoados)! Jesus nos ensina que Deus elevará os humildes, os últimos serão os primeiros, os misericordiosos receberão misericórdia. Ele nos conduz além de regras rigorosas e nos ensina que a parte importante da lei é ter misericórdia. Ele nos ensina a amar uns aos outros.

Eu espero que conforme venham à igreja e fiquem mais velhos, vocês adquiram mais graça e entendam melhor o Senhor Jesus e suas palavras. Bem-aventurados sejam quando vocês ouvirem e entenderem as palavras de Deus.

Oremos. Querido Senhor Jesus, abençoe essas crianças e ajude-as a entenderem o quanto você as ama. Amém.

©2004 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

 

12 thoughts on “Bem-aventurados…”

  1. Aw, this was a really nice post. In idea I would like to put in writing like this additionally ? taking time and actual effort to make a very good article? but what can I say? I procrastinate alot and by no means seem to get something done.

  2. I truly enjoy looking through on this website , it contains superb blog posts. “The longing to produce great inspirations didn’t produce anything but more longing.” by Sophie Kerr.

  3. I simply want to say I’m new to blogging and site-building and absolutely loved this web-site. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You actually have wonderful articles. Kudos for revealing your web-site.

  4. I’m extremely impressed with your writing talents as well as with the format in your weblog. Is that this a paid subject or did you customize it your self? Either way stay up the nice quality writing, it’s rare to see a nice weblog like this one today..

Leave a Reply

Your email address will not be published.