notify@childrensermons.com

Torre de Babel

Post 116 of 525

Texto: Gênesis 11:1,4

Material: uma imagem da Torre de Babel

Resumo: Deus criou as línguas para espalhar as pessoas pela Terra depois do Dilúvio.

Parlez vous Francaise? ¿Hablas español? Do you speak English? Vocês falam português? Eu estava tentando descobrir se vocês falam francês, espanhol, inglês ou português. E o que são esses quatro? Línguas. Esse jeito com o qual falamos é a nossa língua, mas outras pessoas ao redor do mundo falam línguas diferentes. Vocês já se perguntaram como foi que as pessoas acabaram falando tantas línguas? A Bíblia diz que Deus foi quem as criou. Mas por quê? Não seria mais fácil se todas as pessoas do mundo simplesmente falassem uma só língua?

No mundo havia apenas uma língua, um só modo de falar. Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”. (Gênesis 11:1,4)

No início da criação, todos falavam a mesma língua. Todos podiam louvar a Deus com as mesmas palavras. Até que um dia, em vez de continuarem a se espalhar pelo mundo depois do grande dilúvio, as pessoas começaram a ficar em uma só cidade. Foi lá que elas começaram a olhar para o céu e desejar que pudessem ser como Deus. Então começaram a construir uma torre bem alta para alcançar o céu. Na torre eles poderiam estudar as estrelas e descobrir como chegar até o paraíso, lá no céu, sem a ajuda de Deus.

Agora Deus sabia que se todos ficassem em um só lugar, não fariam o que Ele precisava que fizessem. Em breve todos os lugares em que não havia pessoas seriam dominados por todos os tipos de animais selvagens, como leões e tigres. E assim ninguém ia querer viver lá. Então Ele decidiu dar a eles motivo para saírem da cidade. Ele mudou a língua que eles falavam, transformando-a em várias línguas diferentes. Agora os vizinhos não conseguiam se entender. Isso finalmente deu às pessoas um motivo para partirem para outras cidades, junto com aqueles que elas conseguiam entender.

As pessoas pararam de tentar construir uma torre para o céu e obedeceram a Deus. Até hoje existem pessoas tentando chegar ao céu de seu próprio jeito. Todos esses esforços começam e aqui na terra e tentam criar um caminho para o homem chegar até Deus. Mas Deus sempre soube que isso nunca daria certo, então ele enviou Jesus. Jesus é o caminho que liga Deus e o homem. Ele desceu dos céus e nos mostrou o caminho. Jesus disse em João 14:6 Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

Vocês acham que algum dia todos nós falaremos a mesma língua de novo? A Bíblia indica que talvez chegue esse dia, depois que Jesus retornar ao mundo. Em Sofonias 3:9 a Bíblia diz: Então purificarei os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o nome do Senhor e o sirvam de comum acordo. Pode ser que um dia todos nós passemos a servir a Deus da mesma forma, falando a mesma língua.

©1997 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

This article was written by Jim

-->
Menu