notify@childrensermons.com

Arca da Aliança

Post 45 of 525

Texto: Hebreus 9:2-5

Material: Uma imagem da menorá abaixo.

Resumo: Deus usava objetos que eram símbolos das coisas que estavam por vir na Arca da Aliança.

Hoje aprenderemos sobre como os israelitas louvavam a Deus quando estavam no deserto. Deus disse para Moisés construir um tabernáculo. Isso era uma tenda portátil que poderia ser guardada e carregada conforme Deus os conduzisse pelo deserto. Essa tenda era onde os sacerdotes iam para oferecer sacrifícios no altar. Era um lugar no qual Deus se encontrava com Moisés e Arão e mostrava a eles todas as leis que as pessoas deveriam seguir. Dentro da tenda havia um segundo véu, ou cortina, que velava o lugar mais sagrado de todos. Deus pediu que Moisés colocasse certos objetos nesse lugar especial.

Vocês conseguem adivinhar o que tinha lá? Vamos ler a Bíblia para descobrir. (Leia o texto).
menorah
Na parte da frente (o santuário) estavam a mesa com os pães da Presença e um candeeiro especial com sete braços alimentado por azeite chamado “menorá”. Deus usava objetos que nos contavam sobre Ele nos primeiros momentos de louvor realizados pelo Seu povo. Os pães da Presença eram uma oferenda especial que estava sempre presente [Êxodo 25:30]. Eles nos lembram de Jesus porque Ele disse em João 6:35 Então Jesus declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede. O candeeiro tinha sete luzes, representando os sete espíritos de Deus. Isso também nos lembra de Jesus, porque Ele disse em João 8:12 Falando novamente ao povo, Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Ark of the Covenant
Imagem da Arca da Aliança. (Graphic of Ark of Covenant ©1996 Karl Kofoed, Kofoed Design, usado com permissão).

Na parte da tenda que ficava atrás do véu, o Lugar Santíssimo, havia um altar de incenso que queimava continuamente, exalando um aroma doce por todo aquele local. A Bíblia diz que nossas orações são como um incenso de aroma doce que se eleva perante o Senhor. Em Salmos 141:2, lê-se Seja a minha oração como incenso diante de Ti [ver também Apocalipse 8:3-5]. A maior atração nesse segundo ambiente era a Arca da Aliança, porque era nela que Deus enviava Sua presença para conversar com Moisés. O que era a arca? Essa palavra significa baú. Era uma caixa de madeira coberta de ouro puro. Dentro dessa caixa, Moisés foi ordenado a colocar as Tábuas da Lei, as próprias tábuas de pedra nas quais os Dez Mandamentos foram escritos. Com o passar do tempo, outros itens foram colocados na arca, incluindo o vaso contendo o maná e a vara de Arão que floresceu.

Mais uma vez, Deus estava revelando mais e mais sobre Sua natureza e sobre o quanto Ele nos ama com cada item usado nas cerimônias de louvor. A lei significava que deveríamos ser obedientes a Deus. Jesus veio para cumprir a Lei, não para destruí-la. O maná lembrava as pessoas de que deveriam depender de Deus diariamente em suas vidas. Era um lembrete constante de que Deus fornecia de tudo para nós. A vara que floresceu mostrava que Deus escolhe quem Ele deseja para servi-Lo. Arão foi escolhido para ser um sacerdote diante de Deus. Deus ama cada um de nós e abençoa alguns para se tornarem padres ou sacerdotes. A vara era um símbolo de autoridade, e toda a autoridade está presente em Deus. Por fim, acima da arca ficava o assento de misericórdia. Os querubins ou anjos em cada extremidade ficavam de frente um para o outro e cobriam a arca com suas asas. Quão apropriado é ser chamado de assento de misericórdia, porque era aqui que Deus se encontrava com o Seu povo e perdoava seus pecados.

Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou nos céus para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor. (Hebreus 9:24). Assim como aquelas imagens tridimensionais que você olha até ver a imagem que está no fundo, quanto mais vocês estudarem o Velho Testamento, mais verão Jesus. Então vocês podem ver que em todos os objetos do santuário que Deus ordenou que Moisés fizesse, Ele estava criando uma imagem das coisas que estavam por vir. Ele estava nos mostrando a imagem de Jesus antes mesmo Dele vir à Terra. Na semana que vem aprenderemos mais sobre isso quando falarmos sobre o véu do templo e o motivo para ele ter servido como uma separação entre Deus e o homem.

©1997 por Jim Kerlin. Todos os direitos reservados.

Tradução do texto da imagem acima:
A Arca da Aliança
Este desenho é estritamente baseado na tradução literal das descrições do Velho Testamento.

This article was written by Jim

Menu